quarta-feira, 8 de junho de 2011

É preciso interceder

Pastor Francisco Guedes Maia

“(...) a oração de um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.16b).

Geralmente quando pensamos em oração, logo vem à nossa mente pedir alguma coisa a Deus para nós mesmos. Conhecemos definições de oração como sendo “a chave da vitória” ou simplesmente um diálogo com o Eterno, enquanto dizer que orar é invadir a eternidade pode parecer poético. Todavia, oração é um campo muito vasto que se abre em várias perspectivas e não tem limite quanto aos seus efeitos. Quanta coisa pode a oração ou súplica de um justo!

A mais linda forma de oração é aquela que se faz pensando no outro: a oração intercessória! O Senhor Jesus nos deixou o exemplo e modelo ao orar pelos seus discípulos no Evangelho de João no capítulo 17. Ele poderia pedir tantas coisas para Si mesmo a Deus, mas escolheu aquele momento para pedir pelos amigos.

Depois de introduzir louvor e glorificação ao Pai, a partir do versículo seis Ele começa a interceder por aqueles que escolheu (Mc. 6.13).

No versículo 9 expressa o motivo de sua súplica ao dizer: “Eu rogo por eles”. Rogar é pedir com insistência e humildade; suplicar; implorar. No versículo 11 pede proteção contra o mundo que “jaz no maligno” (I João 5.19), que é “lugar de aflição” (João 16.33), que é “inimigo de Deus” (Tiago 4.4) e pede união com Eles (Pai e Filho) porque somente assim o mundo não lhe poderá tocar ou roubar a paz!

V. 13 – deseja que eles tenham alegria completa;

V. 15 – roga proteção contra o maligno;

V. 17 – pede a ação de Deus no processo da santificação deles;

V. 20 – clama por eles e por nós, a igreja de todos os tempos “os que pela palavra deles hão de crer em mim”;

V. 20 – intercede pela unidade da igreja;

V. 23 – suplica pelo aperfeiçoamento deles e o reconhecimento de que Cristo os enviou;

V. 24 – expressa o desejo de tê-los sempre consigo e demonstra prazer em mostrar-lhes e compartilhar com eles a Sua Glória, que tinha antes de haver mundos.

Conclui dizendo para o Pai o intento de sua intercessão: “para que o amor com que me amastes esteja neles e eu neles”.

Orar assim constitui-se em uma das mais belas expressões de amor pelo próximo. Nossa igreja tem como colunas: a evangelização, intercessão, comunhão e aconselhamento. Buscamos em Cristo o modelo de nosso ministério e nos espelhamos em Suas Palavras para orar mos por sua vida.

Seja você também um intercessor ainda hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário