segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

I Congresso Internacional de Estudos da Criança de Língua Portuguesa e X Semana Criança Cidadã

__ O Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá - PCA/UEM em parceria com a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ESEF/UFRGS, promove o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA CRIANÇA DE LÍNGUA PORTUGUESA E X SEMANA CRIANÇA CIDADÃ, nos dias 24 e 23 de abril de 2012, no auditório do bloco G-90 (Nupélia).


__ O evento abordará o tema Crianças dos Países de Língua Portuguesa:
Histórias, Culturas e Direitos e contará com a presença de palestrantes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.


__ O PCA, aceita inscrições dos interessados a partir de 23 de fevereiro, no site do PCA: www.pec.uem.br/pca.


__ Outras informações pelo telefone 3011-4260 ou e-mail: sec.pca@gmail.com.


Siga o fôlder, clique na imagem para ler:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Augusto Cury



Augusto Jorge Cury (Colina, 2 de outubro de 1958) é um médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro de literatura psiquiátrica.


Seus livros já venderam mais de 12 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 50 países.


Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.


“O passado é uma cortina de vidro”.

“Felizes os que observam o passado, para poder caminhar no futuro”.


Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela.


Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.


Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.




A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.


“Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas”. “Pequenos momentos mudam grandes rotas”.


Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras.


Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.


"Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: “Não tenho medo de vivê-la".


Não é possível destruir o passado, para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente, para reescrever o passado.


Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência.

Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.


Viver sem problemas é impossível.
O sofrimento nos constrói ou nos destrói.


Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos, e utilizá-los para plantar as mais belas sementes
no terreno de sua inteligência.


As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes.


A vida é um grande espetáculo.


Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser, para perceber como é fantástica a construção da sua inteligência.


O destino é uma questão de escolha.


Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.


Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.


Toda beleza é imperfeitamente bela.
Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva como um quadro de pintura, uma obra de arte.


A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo.

Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz.

O perdão nutre a tolerância e a sabedoria.


Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente.


Os sonhos regam a existência com o sentido.


Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas.


Lembre-se de que sonhos sem riscos produzem conquistas sem méritos.








domingo, 12 de fevereiro de 2012

Transformação

A Metáfora da Águia – Duração 4min49seg.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012: Situação da Saúde Pública no Brasil e posicionamento da Igreja

__ Apesar de o cartaz ser sugestivo à entender que somente o Médico ou a Médica sejam os únicos responsáveis pela Saúde do indíviduo, é um mero engano, pois o número de reclamações em consultas médicas são grandes, e uma delas é a de que o Médico(a) nem me olhou na cara. Também a velha frase de que a consulta durou menos de um minuto, não examinou e entregou rapidamente uma receita médica. Conheço muito bem os serviços de Saúde, e muitas vezes o Auxiliar de Enfermagem, o Enfermeiro, o Agente Comunitário, o Agente de Pastoral da Saúde presta um serviço muito mais relevante.
Já vi acontecer a escolha entre um idoso e um jovem em ser atendido primeiro. Fico hororrizado dos atendimentos em macas em corredores e a triste informação concreta de que de um real investido em Saúde no Brasil, R$14,00 vão para os "Banqueiros" e gente falando de que os remédios recebidos gratuitamente não fazem o efeito dos comprados, isto aconteceu em minha família recentemente...
Porque damos tanto poder para a pessoa do Médico? Até, me parece, pelo cartaz, de que até a Igreja também dá poder para a pessoa do Médico? Muitos deles realmente se acham uns deuses... e a 'máfia branca' o que falar?
Bem disse uma vez, o Padre Geraldo (Homilia 3milênio), médico também morre, médico não salve nem a si mesmo. Muitos não cumprem o Juramento que fizeram e sem dinheiro, a gente sabe, que não te atende... Claro que o Governo deve pagar dignamente todas as profissões que estejam diretamente relacionadas com a saúde do indivíduo, e saúde não é só o físico, é preciso saber o real significado do que é ter Saúde...


Semana passada um fato me indignou, uma enferma que se atrofia em um leito, não recebe seu salário há três meses porque não foi assinar na Agência e um traficante de drogas detido recebe benefício em conta poupança... porque um preso precisa de benefício e porque uma doente lhe é negado seu benefício de doença?

Participarei no dia 01 de março, quinta-feira, da palestra em Maringá que será feita pelo Sebastião Venâncio: Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde e Assessor da CNBB para a Campanha da Fraternidade de 2012, terá início às 19h no Auditório da PUCPUCPR Câmpus Maringá.com o tema : “CF 2012: situação da saúde pública no Brasil e posicionamento da Igreja”.

Participe você também confirmando sua presença pelo e-mail: mariel.mannes@pucpr.br; ou por telefone: 44 3026 2322, com Mariel ou Arthur. Vagas limitadas!

http://arquimaringa.org.br/noticias/noticias/id/1234

Que a saúde, hein! Eu disse a SAÚDE, esta sim, que se difunda sobre toda a TERRA (cf. Eclo 38,8)

VOCÊ PODE, BASTA QUERER FAZER!

            Recentemente, um clipe muito interessante fez sucesso na Internet. Ele mostrava uma tempestade que se abateu sobre uma cidade da Índia, causando muitos estragos e prejuízos. O trânsito na avenida ficou totalmente bloqueado. A câmera, então, mostrou as fisionomias mal humoradas das pessoas que estavam dentro dos carros.
            De repente, surge a figura de um menino, encharcado, olhando para as pessoas que estavam nos carros. Sem uma palavra, ele se aproximou da árvore e começou a fazer força para tentar tirá-la do lugar. Num primeiro momento, incrédulas, as pessoas pareciam não acreditar no que estavam vendo. Subitamente, a porta de um dos carros se abriu e um casal juntou-se ao garotinho. Mais alguns minutos e todos resolveram enfrentar a tempestade e unir forças para solucionar o problema. Apenas dois empregados que estavam numa van de uma empresa de transportes permaneceram onde estavam.
            Os rostos das pessoas, antes marcados pela raiva, agora se abriam em sorrisos, por estarem trabalhando num objetivo comum. Pouco depois, a gigantesca árvore se moveu um pouco. Foram necessários apenas mais alguns minutos e o caminho estava novamente livre. Tudo por causa de um garotinho que, mesmo estando sozinho e sabendo que a tarefa era superior às suas forças, quis fazer algo útil. O clipe termina com a imagem do motorista da van acordando o colega, que roncava ao lado, como se dissesse: “Ei! Acorda! Já fizeram ‘o serviço’ para nós. Vamos embora!”

***

            2012 chegou! Ao longo de 2011 que findou, que tipo de pessoa nós nos tornamos?
            Continuamos indiferentes ao sofrimento alheio?
            Ainda estamos esperando que aquele “Deus” que nós criamos apenas para ouvir e atender os nossos pedidos comece a atuar e resolva todo e qualquer problema sem que precisemos fazer a nossa parte?
            Ou crescemos e já somos como aquele menininho, sempre dispostos a ajudar, apoiar, assistir as pessoas que precisam de nós, sem que elas precisem implorar nossa ajuda?

            É muito difícil contabilizar todos os “presentes”, todas as graças, proteção e bênçãos com que Deus nos agraciou no ano passado e já neste, por intermédio de seu Filho Jesus Cristo! Porém, ainda dá tempo de nos tornarmos o maior e o melhor presente que podemos oferecer àquele que nos ensinou a viver e nos mostra, a cada dia, o caminho da verdadeira felicidade.

VOCÊ É O MELHOR PRESENTE PARA JESUS!

            Que neste ano, você tire muitas “árvores” do caminho de muita gente e possa colher Felicidade, Paz, Saúde e Prosperidades!

Vamos caminhar juntos!

Fonte: Adaptado do Editorial da Revista Izunome (IMMB) – Um novo paradigma para a civilização atual – Ano III – no. 48 – ISS 2177-7462 - Dezembro 2011, página 4.

Vamos ao Clipe: