__ Apesar de o cartaz ser sugestivo à entender que somente o Médico ou a Médica sejam os únicos responsáveis pela Saúde do indíviduo, é um mero engano, pois o número de reclamações em consultas médicas são grandes, e uma delas é a de que o Médico(a) nem me olhou na cara. Também a velha frase de que a consulta durou menos de um minuto, não examinou e entregou rapidamente uma receita médica. Conheço muito bem os serviços de Saúde, e muitas vezes o Auxiliar de Enfermagem, o Enfermeiro, o Agente Comunitário, o Agente de Pastoral da Saúde presta um serviço muito mais relevante.
Já vi acontecer a escolha entre um idoso e um jovem em ser atendido primeiro. Fico hororrizado dos atendimentos em macas em corredores e a triste informação concreta de que de um real investido em Saúde no Brasil, R$14,00 vão para os "Banqueiros" e gente falando de que os remédios recebidos gratuitamente não fazem o efeito dos comprados, isto aconteceu em minha família recentemente...
Porque damos tanto poder para a pessoa do Médico? Até, me parece, pelo cartaz, de que até a Igreja também dá poder para a pessoa do Médico? Muitos deles realmente se acham uns deuses... e a 'máfia branca' o que falar?
Bem disse uma vez, o Padre Geraldo (Homilia 3milênio), médico também morre, médico não salve nem a si mesmo. Muitos não cumprem o Juramento que fizeram e sem dinheiro, a gente sabe, que não te atende... Claro que o Governo deve pagar dignamente todas as profissões que estejam diretamente relacionadas com a saúde do indivíduo, e saúde não é só o físico, é preciso saber o real significado do que é ter Saúde...
Semana passada um fato me indignou, uma enferma que se atrofia em um leito, não recebe seu salário há três meses porque não foi assinar na Agência e um traficante de drogas detido recebe benefício em conta poupança... porque um preso precisa de benefício e porque uma doente lhe é negado seu benefício de doença?
Participarei no dia 01 de março, quinta-feira, da palestra em Maringá que será feita pelo Sebastião Venâncio: Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde e Assessor da CNBB para a Campanha da Fraternidade de 2012, terá início às 19h no Auditório da PUCPUCPR Câmpus Maringá.com o tema : “CF 2012: situação da saúde pública no Brasil e posicionamento da Igreja”.
Participe você também confirmando sua presença pelo e-mail: mariel.mannes@pucpr.br; ou por telefone: 44 3026 2322, com Mariel ou Arthur. Vagas limitadas!
http://arquimaringa.org.br/noticias/noticias/id/1234
Que a saúde, hein! Eu disse a SAÚDE, esta sim, que se difunda sobre toda a TERRA (cf. Eclo 38,8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário